Os últimos anos foram de forte aposta na integração e digitalização de processos da Lismarketing, entidade gestora das atividades comerciais da Associação de Turismo de Lisboa. A pandemia reduziu drasticamente as visitas a Lisboa, mas o tempo foi aproveitado para otimizar os processos. De uma média anual de três milhões de atendimentos nos postos de informação turística, passou para um cenário de encerramento temporário de muitos dos seus balcões, aproveitando esse período para digitalizar o guia turístico e implementar um novo serviço de atendimento telefónico e a otimização da loja online.
Loja online, recordações de Lisboa à distância de um clique
Optimizada durante a pandemia, a loja online foi outro grande projeto de melhoria da integração no website VisitLisboa, uma montra online onde está disponível toda a informação e todos os serviços que um turista precisa. Foram desenvolvidos mecanismos específicos de integração com o ERP PRIMAVERA, permitindo que toda a gestão da loja online fosse efetuada no mesmo backoffice que os balcões físicos, garantindo uma gestão centralizada e um acompanhamento dos resultados globais em tempo real.
Mas a gestão dos vários espaços e serviços disponibilizados pela Associação de Turismo de Lisboa é muito mais complexa, do ponto de vista da integração de dados e dos fluxos entre sistemas. Toda a gestão é suportada pelo ERP PRIMAVERA, mas há um conjunto de aplicações a alimentar este grande núcleo central de gestão, desde a informação do hotel voucher, táxi voucher, lojas, Lisboa Card e ticketing.
“Estão integrados cerca de 500 de hotéis de Lisboa, com tarifas sempre atualizadas, mais de 2500 táxis, os postos de turismo e todos os mecanismos ligados ao ponto de venda. Foram criadas dezenas de documentos e aplicações à medida, para que no final do mês pudéssemos validar e executar os ficheiros de pagamento às centenas de operadores que trabalham connosco. Tudo isto só foi possível graças à elevada extensibilidade do PRIMAVERA” acrescenta Ana Ferreira.
“Todo este projeto de integração só foi possível devido à maleabilidade do ERP, software de gestão de processos de negócio, PRIMAVERA, que nós recomendamos a qualquer empresa que tenha necessidade de integrar processos de faturação complexos.”
Ana Ferreira, Gerente executiva da Lismarketing
Evolução digital contínua
Apesar do longo percurso de digitalização, o processo de evolução digital ainda não está concluído. Para breve está prevista a inauguração do Museu do Tesouro Real que irá obrigar a novos desenvolvimentos e novas integrações no ERP PRIMAVERA, e também para 2022 está projetada a migração para a mais recente versão do ERP PRIMAVERA, a V10.
Conheça em pormenor este caso de sucesso de evolução digital com as soluções de gestão PRIMAVERA.