A 4ª edição da exposição É Preciso Ter Lata, que se realizou no mês passado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, conseguiu angariar cerca de 29 toneladas de alimentos que serão doados a 91 instituições sociais.
A iniciativa incentiva as escolas do país a fazerem construções com latas de conserva e, no final da exposição, as latas são doadas a instituições de solidariedade.
No total, foram doadas cerca 117 mil latas de conserva na edição deste ano. Destas, 5 600 serão doadas à Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
Inscreveram-se 35 escolas com 350 participantes que construíram 43 esculturas. Também foram criadas seis esculturas extra concurso por três agrupamentos de escuteiros, pela Escola de Enfermagem do Porto, pelo Instituto Duarte Lemos e, por fim, pelo designer Miguel Neiva.
Ao longo das quatro edições, foram oferecidas cerca de 66 toneladas de alimentos.
O evento tem o apoio da organização norte-americana Canstruction, fundada em 1992 com o objetivo de organizar eventos que promovam a construção de esculturas com latas de conserva e a sua doação.