O site 8M Pixels, criado por quatro portugueses, tem à venda oito milhões de pixéis (os pontos que compõem uma imagem digital), nos quais várias empresas podem afixar os seus logótipos. A ideia é angariar receitas para ajudar cinco organizações não-governamentais de todo o mundo que lidam com causas humanitárias.
The Million Dollar Homepage, assim se chama a iniciativa original com que o britânico Alex Tew, 21 anos, conseguiu em 2005 angariar dinheiro para pagar o curso de Gestão na Universidade de Nottingham, Reino Unido. Por cá, os portugueses Henrique Aparício, Hugo Alves, Jonathan Tavares e Sara Ribas decidiram transformar o projeto numa causa social, convidando empresas a afixar os seus logótipos em pixéis do site 8M Pixels.
A venda do espaço de oito milhões de pixéis é faseada, segundo explicou Hugo Alves. O primeiro grupo paga um cêntimo por pixel, o segundo paga 10 cêntimos, os outros um euro e o último grupo 10 euros por píxel. “As pessoas compram os pixéis, enviando-nos o recibo da doação. Só depois é que colocamos o logo na página”, explicou, garantindo que o dinheiro é entregue diretamente às instituições. Até ao momento, foram doados €963.
As ONG Against Malaria Foundation, Schistosomiasis Control Initiative, Deworm the World Initiative, GiveDirectly e Médicos Sem Fronteiras, que têm ajudado a gerir a crise dos refugiados, foram selecionadas de acordo com o ranking da GiveWell’s, que avalia o desempenho de várias organizações.
O responsável pelo 8M Pixels relevou-se “bastante confiante” com a venda dos oito milhões de pixéis. “Estou com fé que isto se torne viral. Começámos pelo mercado português e daqui a uma semana queremos apostar em marcas do mercado internacional”, rematou.