Quem poderia ser mais indicado para criar brinquedos do que as crianças que vão brincar com eles? Esta foi a mais recente ideia da fundação IKEA que pediu a crianças por todo mundo que desenhassem por uma causa. Dos milhares de desenhos recebidos, 10 crianças sortudas viram os seus desenhos tornarem-se realidade, ou seja, foram transformados em peluches pelos designers de brinquedos do IKEA e estão à venda na cadeia de lojas sueca, por todo o mundo, como parte da Campanha Peluches para a Educação.
A iniciativa é uma parceria entre a fundação IKEA, a UNICEF e a Save the Children. Por cada peluche vendido a fundação IKEA doa €1 aos projetos educacionais das duas organizações, para que mais crianças tenham acesso à educação que merecem.
A nova coleção de dez peluches é da autoria de crianças de países como Reino Unido, Taiwan, Espanha ou Malásia. O preço dos bonecos varia entre €0,99 e €19,99. A campanha prolonga-se até 27 de dezembro.
Também está à venda um livro infantil associado à campanha e, por cada livro vendido, também será doado um euro à causa da educação.
Desde a primeira edição, há doze anos, já foram doados 77 milhões de euros à UNICEF e à Save The Children, que chegaram a mais de 11 milhões de crianças através de 99 projetos em 46 países.
Em Portugal, volta a decorrer em paralelo a campanha ‘Doe um peluche, ofereça mais um sorriso’ que convida os clientes do Ikea a doarem um peluche às crianças acompanhadas pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). Desde 2011, já foram oferecidos mais de 15 mil peluches à CVP.
No próximo ano, poderá ser doado um peluche desenhado por uma criança portuguesa se o seu desenho for um dos selecionados no concurso global Pequenos Designers Ikea.
Para participar basta entregas o desenho do peluche nas lojas da marca ou preencher o formulário de participação online.
A Unicef usou o donativo do ano passado da campanha Peluches pela Educação para financiar as iniciativas Escolas para África (presente em oito países africanos) e Escolas para a Ásia (focada na China). Enquanto a Save The Children prestou apoio educativo a crianças com dificuldades de aprendizagem de minorias étnicas na Ásia e na Europa.
Na última campanha, a IKEA Portugal contribuiu com a maior doação de sempre: 152 mil euros. Nas lojas nacionais os clientes também aderiram à iniciativa ‘Doe 1 Peluche, Ofereça Mais 1 Sorriso’ e doaram mais de três mil peluches às crianças apoiadas pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC).
A Fundação IKEA foi criada para pôr em prática os projetos de responsabilidade social da marca de mobiliário sueco. Atua em quatro áreas fundamentais da vida de uma criança: um lugar a que possam chamar casa, um início de vida saudável, educação de qualidade e rendimento familiar sustentável. Duas das suas maiores parceiras são as organizações UNICEF e a Save the Children, das quais é o principal doador empresarial.