“Quando chegamos aqui e temos a Nina à nossa espera é uma alegria que ajuda a esquecer um bocado aquilo que uma pessoa passa”, afirmou a bombeira estagiária Juliana Rodrigues, 18 anos, à comunicação social.
A cadela Nina, arraçada de boxer com castro laboreiro, foi adotada pela corporação na associação Vila Animal, que tinha recolhido a cadela da rua. Para aproximar população dos bombeiros, decidiram criar uma página de Facebook exclusivamente dedicada à nova mascote.
Em poucos dias, a página angariou 2600 seguidores das aventuras de Nina e deu origem a várias notícias na comunicação social. Foi através dos jornais que o antigo dono da cadela a reencontrou, tal como foi relatado na página de Facebook.
Nina fugiu de casa no início do mês de setembro juntamente com o pai, que foi facilmente encontrado porque tinha chip, mas a cadela não, e terá andado perdida vários dias até ser acolhida pela associação Vila Animal.
Apesar de ter ido visitar a cadela à corporação de Viana, o seu antigo dono, Jorge Lima, deixou que permanecesse com os bombeiros porque comprovou que está a ser muito bem tratada.
Em breve, Nina terá direito a um equipamento oficial, com as insígnias da corporação. Além de relatar o dia-a-dia da mascote, a página de Facebook da cadela também pretende angariar donativos para o animal.
Nina está ao cuidados dos 95 elementos dos Bombeiros de Viana do Castelo.