A Fundação Montepio entregou o Prémio Voluntariado Jovem deste ano à Associação Sonha, Faz e Acontece, de Lisboa, criada há três anos depois de um grupo de nove jovens voluntários se ter deparado com a realidade social da Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.
A missão da associação vencedora é a promoção da educação de jovens originários dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que vêm estudar para Portugal. Através de sinergias entre os voluntários da associação, padrinhos e os próprios estudantes, a organização procura contribuir para que os jovens estudantes sejam agentes de mudança quando regressam aos seus países de origem.
Além do prémio de 5 mil euros atribuído à Sonha, Faz e Acontece, o júri do prémio atribuiu, também, quatro menções honrosas no valor da 500 euros aos restantes finalistas: Associação Erasmus Student Network Minho, de Braga; Associação Grupo de Caretos de Podence, Bragança; Bué Fixe – Associação de Jovens, da Amadora e Lifeshaker – Associação, de Almada.