Rita Alemão, cofundadora da consultora LYD – Leading for Greatness, promotora da iniciativa, explicou à agência Lusa que a plataforma faz parte do projeto ‘Skills Jovem’, um “programa estruturante e gratuito” que “visa suportar a transformação dos jovens portugueses, através de uma capacitação efetiva numa das competências chave da empregabilidade, que são as ‘soft skills’ [competências pessoais que permitem melhorar a interação com os outros].
Concebido para ser um “empreendimento da sociedade civil”, financiado por empresas e com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, o projeto baseou-se no resultado de dois estudos que apontam a importância das ‘soft skills’ para se ter sucesso no mercado de trabalho.
Segundo Rita Alemão, programa vai facilitar a transição dos jovens para o mercado de trabalho, nomeadamente para o 1º emprego, e democratizar o acesso a formação crucial para a empregabilidade jovem, independentemente da localização geográfica ou poder económico do jovem, “que é algo que hoje em dia não acontece”.
Com este projeto, os jovens têm acesso a formação gratuita, pagando apenas uma inscrição responsável simbólica de um euro.
A formação vai trabalhar em seis ‘skills’ que são “competências para a vida”: Comunicar, decidir, resolver problemas, gerir-se a si próprio, trabalhar em equipa, profissionalismo e liderança, disse Rita Alemão.
A plataforma está disponível aqui.