Cinco entidades gestoras de estruturas de atendimento e acolhimento de vítimas de violência doméstica e estruturas e equipas de apoio e proteção às vítimas de tráfico de seres humanos vão receber uma subvenção de 290 mil euros, que resulta da renovação de apoios já existentes.
As cartas de compromisso que possibilitam a atribuição desta verba foram assinadas pela secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, numa sessão que teve lugar no dia 9 de setembro, na sala do Governo da Assembleia da República.
Este compromisso permitirá àquelas entidades que demonstraram já ter despendido as subvenções atribuídas anteriormente, o reforço do acolhimento de emergência de mulheres vítimas de violência doméstica e dos seus filhos/as menores; o reforço do acolhimento de homens e mulheres vítimas de tráfico de seres humanos e a manutenção do funcionamento das quatro equipas multidisciplinares que atuam no Norte, Centro, Lisboa e Alentejo.
Nos últimos quatro anos, o montante destinado a estas duas áreas ultrapassou os 5 milhões de euros – o financiamento provém das verbas dos Jogos Sociais.