Os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome promovem, no fim de semana, mais uma campanha nacional de recolha de alimentos para responder às carências alimentares de milhares de famílias portuguesas.
Os alimentos angariados na campanha destinam-se a apoiar 2.665 instituições de solidariedade social que distribuem diariamente cabazes de alimentos e refeições confecionadas a 410 mil pessoas carenciadas.
A presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, apela a que quem não possa doar alimentos contribua com algumas horas de voluntariado, já que será preciso gerir cerca de 2 500 toneladas de alimentos, pelo menos, é essa a expectativa para a campanha do fim de semana.
Um estudo promovido pelo Banco Alimentar e pela Entreajuda revelou que uma em cada três pessoas que recorreram a instituições de solidariedade social no ano passado passou fome pelo menos uma vez por semana.
Apesar disso, o estudo assinala que os dados recolhidos em 2014 e 2015 revelam uma melhoria na situação alimentar destes utentes relativamente a 2012 (26 e 14 por cento respetivamente).
A campanha decorrerá em 2.000 superfícies comerciais de todo o país, contando com o envolvimento de 42 mil voluntários.