A campanha de solidariedade Portugal Sem Barreiras vai estar ativa durante os meses de maio e junho e destina-se a angariar verbas para comparticipar tratamentos, adquirir equipamentos e melhorar as condições de vida dos que se encontram ligados à Mobilitas.
A Mobilitas é uma associação sem fins lucrativos presidida por Jorge Pereira – que ficou tetraplégico na sequência de um grave acidente -, e cuja finalidade é promover a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente através do desporto.
O desafio Portugal Sem Barreiras consiste na travessia de Portugal em bicicleta adaptada, com partida de Viana do Castelo, e passagem por Porto, Aveiro, Viseu, Serra da Estrela, Lousã, Fátima, Lisboa, Sesimbra e Faro.
A viagem será realizada apenas por Jorge Pereira, como forma de sensibilizar a comunidade para a autonomia, força de vontade e capacidade de superação de barreiras físicas e mentais, assim como chamar a atenção para os desafios que a população com mobilidade reduzida enfrenta no seu dia-a-dia.
A associação estabeleceu contactos com as autarquias ao longo de todo o percurso para que os seus responsáveis aproveitem a passagem de Jorge Pereira e apresentem soluções e projetos direcionados para a população com mobilidade reduzida.
Os mais de mil quilómetros de travessia serão transmitidos em direto, diariamente entre as 13h e as 14h, num endereço da WEB criado para o efeito. A partida está marcada para o dia 23 de maio às 9h30, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, e a data da chegada a Faro será oportunamente divulgada.
Esta iniciativa já conseguiu a atenção da ONG Mundo a Sorrir, que se associará ao desafio.