A principal novidade da quarta edição do Fundo IKEA Colabora é a duplicação do valor do donativo atribuído, em vez de 50 mil euros, a marca de mobiliário sueca vai doar 100 mil euros.
As candidaturas prolongam-se até 2 de maio e são abertas a todas as instituições sociais que apresentem um projeto que tenha como objetivo melhorar as condições de vida de grupos da população em situação de carência.
Os três projetos finalistas serão aqueles que o júri considerar terem maior impacto social, originalidade, criatividade e potencial de sustentabilidade. O grande vencedor, que irá receber os 100 mil euros, será escolhido pelos trabalhadores das três lojas da cadeia em Portugal.
O vencedor será anunciado a 30 de junho. As candidaturas podem ser formalizadas aqui.
Em 2009, a IKEA recebeu mais de 130 propostas, mas a instituição vencedora foi a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, o projeto “Crescer Sentindo” tinha como objetivo ajudar as crianças, e suas famílias, cegas ou invisuais nos processos básicos do dia a dia. Os 50 mil euros foram utilizados para construir e equipar o Centro de Atividades da Vida Diária, em Coimbra. Em seis anos, já passaram pela casa centenas de famílias apoiadas pela ACAPO.
Na segunda edição os vencedores foram o Hospital Dona Estefânia e a Ajuda de Mãe. No ano passado, foram premiadas 50 escolas básicas do país que apresentaram propostas de melhoria do espaço escolar.