A Universidade de Coimbra promove um concerto solidário no dia 24, no Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), com as bandas Anaquim, Birds are Indie e Os Quatro e Meia.
As repúblicas foram desafiadas a apresentarem uma iniciativa sociocultural que reforce a integração das mesmas na comunidade e quatro candidataram-se com um projeto. O projeto mais votado recebe a receita líquida da bilheteira do concerto.
A República Baco apresenta como projeto a criação do “Cria’ctividade”, que surge como uma forma alternativa à praxe de receção dos alunos à Universidade de Coimbra, através de “espetáculos de música, dança, teatro e poesia”.
A República Rás-Teparta vai organizar o projeto “República Além Portas”, em que pretende construir uma “campanha de alerta para a problemática de isolamento de minorias sociais”.
Na Boa-Bay-Ela, os repúblicos apresentaram como projeto as comemorações dos 60 anos de existência, “com 60 atividades”, abrindo “as portas à sociedade coimbrã”.
A República dos Fantasmas quer criar “uma comemoração anual do dia da irreverência estudantil” – 17 de abril, dia simbólico do início da crise académica de 1969, em Portugal.
Os projetos vão estar em votação até ao dia do concerto, no café do TAGV. O bilhete para o espetáculo custa 10 euros.