Drones For Good (drones pelo bem) é o nome do concurso lançado pelo governo dos Emirados Árabes Unidos para premiar o desenvolvimento de drones para boas causas.
O projeto vencedor pertence a uma equipa suíça, chamada Flyability, que desenvolveu um pequeno drone que pode voar em segurança em espaços fechados ou próximo de pessoas, o que o torna ideal para missões de resgate.
O líder da equipa, o sueco Patrick Thevoz, confessou que a empresa estava a ter muitas dificuldades de financiamento para desenvolver a ideia, mas com a atribuição do prémio de 1 milhão de dólares (perto de 900 mil euros) esperam comercializar o produto dentro de um ano.
O primeiro passo será a contratação de dois engenheiros e o investimento em sensores de maior qualidade. O Gimball, assim se chama o modelo vencedor, está dentro de uma espécie de gaiola rotativa que protege o drone e permite manter a estabilidade quando se cruza com obstáculos.
Outros projetos finalistas incluíam drones especialistas em reflorestação, no transporte urgente de órgãos vivos ou capazes de monitorizar plantações agrícolas.