O Banco Farmacêutico escolheu o dia dos namorados, 14 de fevereiro, para realizar a VII edição de recolha de medicamentos e produtos de saúde não sujeitos a receita médica para posteriormente serem distribuídos por instituições de solidariedade social.
A ação começa às nove da manhã, nas 125 farmácias aderentes, e prolonga-se até às 19 horas. Em anos anteriores, apenas as zonas Centro e Sul do País aderiram à iniciativa, mas em 2015 também a região Norte vai entrar na onde solidária.
Os medicamentos serão recolhidos por 500 voluntários e beneficiarão os utentes de 75 IPSS situadas nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Portalegre, Faro, Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança.
“Apesar do contexto de crise económica que temos vivido nos últimos anos, a solidariedade dos portugueses mantém-se e tem crescido. É com muita satisfação que constatamos que a cada nova edição da recolha de medicamentos temos a participação de mais farmácias, as doações são em maior número e conseguimos ajudar cada vez mais pessoas, que é o nosso principal objetivo”, diz Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico.
Em 2014, o Banco recolheu 10 mil medicamentos e produtos de saúde em 122 farmácias, no valor de 40 mil euros.
Atenção: só podem ser doados medicamentos novos, seguros e de qualidade e que ainda não tenham estado fora do circuito do medicamento (não são aceites medicamentos vindos de casa) e que correspondam à lista de necessidades de cada uma das instituições de solidariedade social contempladas pela recolha.