A perita da Human Rights Watch Eva Cossé alerta que a situação de direitos humanos na Grécia “ainda é má em muitas áreas, como acesso aos cuidados de saúde, abusos e violência policial, violência racista”.
Neste momento, a perita está a ultimar um relatório sobre a discriminação de grupos marginalizados (consumidores de drogas, sem-abrigo e trabalhadores sexuais) no centro de Atenas. “No que respeita a estas violações de direitos humanos, estão a piorar”, adianta.
Também a situação dos imigrantes é preocupante, sobretudo nas ilhas gregas. “O governo grego está a deter imigrantes sem documentos por mais de 18 meses, o que viola as convenções europeias”, denuncia.
Sobre o ambiente político na Grécia, que vai a eleições no domingo, Eva Cossé abstém-se de fazer futurologia. A perita recorda que, antes das últimas eleições, em 2012, “houve um aumento do policiamento no centro de Atenas, que resultou em graves violações de direitos humanos”, acompanhado por “uma retórica” contra os imigrantes e outros grupos marginalizados, como os seropositivos.