O Governo vai lançar um novo programa de estágios, com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, dirigido aos desempregados de longa duração com mais de 30 anos.
Os estágios terão a duração mínima de seis meses e a bolsa atribuída irá variar entre os 419,22 e os 692 euros brutos, ao qual se somará o subsídio de alimentação, seguro de acidentes de trabalho ou de transporte caso o estagiário se enquadre na situação de pessoa com deficiência e incapacidade, vítima de violência doméstica, ex-recluso ou que cumpra ou tenha cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade ou toxicodependente em processo de recuperação.
No caso das empresas que contratem estagiários com idade entre 31 e 45 anos, desempregados até 24 meses, o IEFP financia o estágio em 65%. Mas este apoio pode chegar a 80% se o estágio for numa entidade sem fins lucrativos, se for o primeiro estágio desenvolvido por uma empresa com 10 ou menos trabalhadores, e se forem estágios ao abrigo do Regime Especial de projetos de Interesse Estratégico.
O programa deverá arrancar em março e estima-se que irá chegar a 12 mil pessoas, o que representa um investimento de 43 milhões de euros, que poderá beneficiar de apoio comunitário.
O Banco de Portugal calcula que mais de um terço da criação de emprego no terceiro semestre de 2014 corresponde a estágios profissionais.