A Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, em parceria com a editora “Guerra e Paz”, acaba de lançar o livro Os Nossos Heróis, com as histórias de 24 pessoas com deficiência ou doença crónica incapacitante. A obra dá a conhecer as suas experiências e apresenta-os como exemplos a seguir, apesar das adversidades com que vivem.
“Este é o livro dos nossos heróis, pessoas que nos ensinam o valor da vida, os valores que importam”, defende José Ferreira, jurista e coordenador da obra. “São cidadãos especiais, brilhantes, que amam a vida e lutam por uma realização profissional e pessoal. Heróis que são exemplos de tenacidade e persistência: gente que não desiste nem vira a cara às dificuldades. Este é um livro que nos ensina a ser felizes, a amar e a valorizar o trabalho. É uma obra que transmite uma mensagem fortíssima de esperança e de promoção de crescimento inclusivo através da igualdade de oportunidades”.
Entre os 24 registos biográficos encontra-se a história de uma antiga funcionária da Fundação ADFP, entretanto falecida, como forma de homenagear todos aqueles que passaram pela instituição sem fins lucrativos, com 27 anos de existência e localizada em Miranda do Corvo (Coimbra).
A atividade principal da Fundação ADFP consiste no apoio social a crianças, jovens, pessoas com deficiência ou doença mental crónica, idosos e mulheres grávidas ou mães em risco. Do total de 7300 utentes apoiados atualmente, 410 são residentes. A ADFP recebeu, recentemente, o primeiro prémio António Sérgio, atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.