Hoje, dia 20, serão leiloadas duas obras de arte concebidas no âmbito do projeto Art Against Child Cancer (arte contra o cancro infantil), em que sete crianças acompanhadas pelo IPO de Lisboa foram desafiadas a criarem pinturas que ajudassem a transmitir a forma como encaravam a doença e a fase da vida pela qual estavam a passar.
As obras dos pequenos guerreiros serviram, depois, de inspiração para sete artistas da área da pintura contemporânea criarem novos quadros. Gonçalo Mar, Mário Belém, Paulo Arraiano, Pedro Zamith, Pedro Amaral, Rita Melo e Sebastião Peixoto foram os artistas que reinterpretaram as obras das crianças.
No leilão de arte moderna e contemporânea da Cabral Moncada Leilões, que se realiza hoje, às 19h30, estarão disponíveis para licitação as obras de Mário de Belém (Máquina Paciência) e de Gonçalo Mar (Um elefante na sala). As obras estão expostas na leiloeira, mas também podem ser consultadas online.
O produto da venda reverte, integralmente, para a Fundação Rui Osório de Castro, que apoia crianças com cancro e os seus familiares.