A partida está agendada para hoje, 23 de setembro, o dia em que o tetraplégico e ativista dos direitos dos portadores de deficiência, Eduardo Jorge, sairá de sua casa, em Concavada, Abrantes, para percorrer 180 quilómetros de cadeira de rodas até ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, em Lisboa.
O autor do blogue Tetraplégicos e da página de Facebook Nós Tetraplégicos, resolveu protestar desta forma contra a falta de legislação em torno da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, subscrita por Portugal há cinco anos, mas ainda por cumprir.
Eduardo Jorge já havia feito uma greve de fome, no ano passado, junto à Assembleia da República, que só terminou depois de ter sido recebido pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Agostinho Branquinho, que se comprometeu a avançar com legislação tendo em vista a promoção da vida independente dos cidadãos com deficiência.
Oito meses depois da reunião com o secretário de Estado, “pouco ou nada aconteceu” e Eduardo Jorge resolveu voltar aos protestos, desta vez deslocando-se a Lisboa na sua cadeira de rodas.
A chegada a Lisboa está prevista para o dia 25 de setembro e, pelo caminho, o ativista vai procurar ser recebido por autarcas de cada região.
Eduardo terá o apoio do Movimento (d)Eficientes Indignados, ASCD Os Travões – Mithós Asspciação Apoio Multideficiência e UDF – União Deficiente Fórum. No entanto, ainda precisa de uma cama articulada para pernoitar, um local para dormir, alguém para o ajudar na sua higiene, um motorista para conduzir o veículo de apoio e internet para ir relatando a viagem.
Pelo direito a uma vida independente é o lema do protesto de Eduardo Jorge.