O Banco de Livros de Matosinhos, promovido pela autarquia local, já entregou gratuitamente este ano 14 mil manuais escolares em segunda-mão, que vão suprir as necessidades de 1500 famílias carenciadas.
Em comunicado, a autarquia anuncia que desde 2012, ano em que arrancou este projeto, mais de 34 mil manuais já foram reutilizados por famílias carenciadas que assim conseguem ter acesso, de forma gratuita, aos livros de que os filhos precisam para prosseguir os estudos.
Só este ano, o Banco de Livros de Matosinhos já distribuiu 14 mil manuais a famílias não só do concelho mas também do Porto, Gondomar, Maia, Valongo, Vila Nova de Gaia, São João da Madeira e Vila do Conde.
Em 2012 e 2013 foram entregues neste banco 43 mil manuais escolares e livros de apoio, tendo sido recolhidos pelos utilizadores do projeto mais de 20 mil livros.
A Câmara de Matosinhos aproveita o momento de balanço para apelar “à responsabilidade social” de todos, recordando que “para que se possam reutilizar e entregar livros gratuitos é necessário que haja cada vez mais pessoas a doar os manuais de que os filhos já não necessitam”.
Mas os livros que já não podem ser reutilizados ganham agora uma nova vida, já que o Banco de Livros de Matosinhos associou-se este ano à campanha “Papel por Alimentos” do Banco Alimentar Contra a Fome, onde uma tonelada de livros é convertida em 100 euros em alimentos.
“O Banco de Livros de Matosinhos encaminhou já para o Banco Alimentar três toneladas de livros desatualizados, os quais foram transformados em alimentos para quem deles necessita”, refere o mesmo comunicado.