O acordo assinado entre as duas instituições tem como principal objetivo o desenvolvimento de inovações, focadas no design, com forte impacto social.
A ACAF Portugal é uma associação sem fins lucrativos que aposta na economia solidária “através da criação de comunidades auto financiadas, com uma metodologia inovadora em microfinanças”. Em atividade desde 2009, tem como alguns dos principais parceiros a Fundação Montepio, a Fundação EDP e a rede de ACAF do mundo inteiro.
Atualmente, a associação e o IADE já estão a desenvolver um projeto junto das comunidade do artesanato do bunho, que conta com o apoio da autarquia de Santarém, o ISCTE, IEFP, Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a Confraria dos Tanheiros. Ao abrigo do novo protocolo estão previstas mais iniciativas que partam do design como fator potenciador de empreendedorismo social.
A ACAF Portugal faz parte do movimento global Self-Financing Communities (SFC), Comunidade de Valor Partilhado, presente em mais de 50 países, envolvendo cerca de 30 milhões de pessoas, ligadas ao empreendedorismo social.