A câmara de Santo Tirso decidiu adquirir títulos à sociedade de Transportes Urbanos deste concelho para distribuir gratuitamente pela população mais desfavorecida, um medida que implica um investimento de 101 mil euros, anunciou a autarquia.
Serão contemplados com os títulos adquiridos à empresa Transportes Urbanos de Santo Tirso (TUST) os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, os utentes do Cartão +Vida (pessoas com mais de 60 anos) e pessoas em situação de vulnerabilidade e portadores de deficiência.
“A implementação da medida dá resposta a situações de exclusão social. Potencia a mobilidade e o acesso a serviços e atividades quotidianas, desde a frequência de cursos de formação profissional a ações de ocupação de tempos livres, passando pelo acesso a cuidados de saúde”, refere a nota da autarquia de Santo Tirso, acrescentando que também procura contribuir para “o envelhecimento ativo da população”.
Os bilhetes gratuitos serão atribuídos também a pessoas com deficiência que apresentem 60% de incapacidade e que aufiram um rendimento igual ou inferior a 500 euros.
Para efeitos de carência económica, serão considerados os agregados cujos rendimentos per capita, depois de deduzidas as despesas de habitação, saúde, educação e transporte, não sejam superiores a 72% do valor do Indexante de Apoios Sociais.