Com esta iniciativa, chamada de ES Jovem, os dois parceiros querem “apoiar os jovens no processo através da disponibilização de ferramentas específicas para o desenvolvimento de projetos na economia social”, nomeadamente no que respeita à sua viabilidade, acrescentou.
Com o tema “vem ver o que a economia social e a música juntas podem fazer por ti”, a iniciativa destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos, que têm de formar uma organização de economia social, uma cooperativa, uma associação ou uma mutualidade, “o que melhor servir os seus propósitos”, e apresentar as candidaturas entre 1 e 30 de junho.
Os três projetos selecionados para receber a bolsa de cinco mil euros cada serão anunciados no decorrer do Optimus Alive.
Estas bolsas pretendem apoiar os três projetos inovadores “desde a fase da ideia até à implementação no terreno, e vamos prestar apoio técnico necessário para capacitar os jovens e garantir o sucesso destes projetos”, salientou Carla Pinto.
No recinto do festival vai ser instalado um espaço onde será dado apoio técnico aos jovens e informação acerca do que é a economia social e de como podem viabilizar o seu projeto.