A ONG Mundo a Sorrir, cujo presidente foi distinguido pela VISÃO Solidária na primeira edição do Prémio “Os Nossos Heróis”, apoia o lançamento do livro Guiné Bissau, um país adiado/Crónicas na pátria de Cabral, editado pela Orfeu e apresentado a 10 de abril, no Porto.
“Há 40 anos o então furriel miliciano de Infantaria foi obrigado a participar na guerra colonial, Guiné-Bissau, Cancolim, perto de Bafatá. Quarenta anos depois o jornalista Manuel Vitorino regressou à pátria de Cabral para verificar ‘in loco’ o estado de um país, há 40 anos independente e sempre dependente da ajuda internacional”, lê-se no convite que introduz a obra.
As crónicas, entrevistas, reportagens e notas de Manuel Vitorino sobre a ex-colónia portuguesa em África, com 1,6 milhões de habitantes e a viver na miséria, sem infraestruturas básicas, acesso condigno a saúde, água potável ou electricidade é ilustrada pelas imagens do fotojornalista Hugo Delgado.
A Mundo a Sorrir beneficiará das verbas angariadas pela venda da obra, que tem prefácio de Frei Fernando Ventura (comentador da SIC Notícias e personalidade do ano 2010, pela TSF) e será apresentada pelo Professor Adriano Bordalo e Sá (ICBAS-UP), às 18h30, no Palacete Viscondes de Balsemão.