Além de dar reconhecimento público àqueles que lutam pela diminuição das desigualdades sociais, o prémio instituído, este ano, pela Fundação O Século também é uma homenagem ao fundador da colónia balnear infantil, criada em 1927, por João Pereira da Rosa.
De acordo com o presidente da instituição, Emanuel Silva Martins, o galardão irá “reconhecer, anualmente, as entidades coletivas e individuais que tenham contribuído para a minimização das desigualdades sociais cada vez mais vincadas na sociedade portuguesa”.
O prémio será um agradecimento a quem, de forma coletiva ou individual, se dedica a boas causas. “Quem faz muito pela sociedade e por aquilo que é a solidariedade, cai no esquecimento, porque ninguém, nem o Estado, nem a sociedade civil, diz obrigado de um forma clara e inequívoca”, acredita o responsável pela Fundação, criada com o objetivo de proporcionar férias a crianças carenciadas.
As candidaturas dividem-se em três categorias: institucional, empresarial e mérito – e podem ser enviadas até 30 de abril.
Os vencedores serão anunciados na gala da Fundação O Século, a 20 de maio, no Casino Estoril, coincidindo com o aniversário da instituição.