É amanhã, sexta-feira, dia 28, que a associação Laço organiza o seu 14º almoço anual, no Hotel Cascais Miragem, pelas 12h30. O objetivo é angariar fundos para a atribuição de uma bolsa de investigação em Portugal na área do cancro da mama, no valor de 25.000€.
Esta será a segunda bolsa lançada pela Laço, que em 2013 se iniciou na tarefa de incentivar a ciência a fazer novas descobertas que ajudem a encontrar as causas do cancro da mama, diminuindo assim a sua incidência.
A professora Maria Carmo-Fonseca (investigadora na área da biomedicina) é a presidente do júr, composto ainda por Manuel António Rodrigues Teixeira, Mónica Bettencourt Dias, Raquel Seruca e Sérgio Dias.
As inscrições para o evento estão abertas através do site www.laco.pt e custam 45 euros.
Esta semana, a Laço também reforçou o apoio ao rastreio do cancro da mama nos Açores com a doação de uma segunda unidade móvel equipada com um mamógrafo 100% digital, o que diminui os casos de falsos positivos.
Esta unidade ficará em São Miguel, mas durante o verão irá deslocar-se a outras ilhas para que o rastreio chegue ao maior número possível de pessoas. A primeira unidade oferecida pela Laço, sediada na Terceira, também vai circular durante o verão.
Desde o início do programa de rastreio do cancro da mama nos Açores, há cinco anos, já foram efetuados mais de 54 mil exames.