O serviço de boleias solidárias, lançado pela Fundação Lapa do Lobo, dá boleias gratuitas a quem mais precisa. A ideia surgiu na sequência dos pedidos dos habitantes mais idosos da região de Viseu, que sentiam dificuldade em deslocarem-se sozinhos para tratarem dos seus assuntos, como ir ao posto médico de Canas de Senhorim ou às Finanças de Nelas.
A carrinha está na estrada há pouco mais de um mês. Atualmente, serve 35 utentes todas as semanas. As autarquias de Nelas e Carregal do Sal são parceiras do projeto e ajudaram a elaborar os percursos e os horários das boleias, de forma a não colidir com os transportes públicos da região.
Embora transportem passageiros mais novos, a Fundação Lapa do Lobo calcula que a média da idade daqueles que recorrem às boleias solidárias sejam os 60 anos.
À agência Lusa, Sónia Simão, do secretariado da Fundação, disse esperar que este seja “um exemplo a seguir por outras instituições e por autarquias pelo país fora onde o serviço de transporte público seja escasso”.