Marcada para a manhã de 9 de novembro, a ação de voluntariado verde da Parques de Sintra já tem a sua lista de voluntários praticamente fechada. Cerca de 250 pessoas inscreveram-se para ajudar a erradicar espécies arbóreas infestantes (tais como as acácias) na Tapada de Monserrate.
Esta atividade amiga do ambiente contará com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, que se aliou à iniciativa como voluntário.
As espécies infestantes (introduzidas como ornamentais no século XIX) são muito difíceis de erradicar e são uma forte ameaça para a flora e para a fauna da Serra de Sintra. Por cresceram rapidamente, dominam as espécies autóctones, prejudicando o desenvolvimento de árvores como o carvalho português, o carvalho alvarinho, o sobreiro e os medronheiros, entre outros.
No que respeita à vida animal são perigosas para alguns tipos de aves, como é o caso da Águia-de-Bonelli, por formarem habitats cerrados, onde é difícil aceder aos alimentos, e também para espécies como o Lagarto de Água, uma vez que as infestantes não permitem o crescimento da vegetação ao longo das margens das ribeiras e linhas de água, onde estes animais nidificam e procuram abrigo.
A Parques de Sintra garantirá o transporte dos voluntários de e para estação de comboio de Sintra, antes e depois da ação. Assim, de manhã, um autocarro partirá da estação de Sintra a cada 15 minutos, entre as 8h30 e as 9h15. No fim, fará o percurso inverso.
A iniciativa terminará ao final da manhã com a celebração do Magusto, com castanhas e água-pé, enquanto os participantes têm também a oportunidade de visitar as instalações da Quintinha de Monserrate, nomeadamente as áreas hortícolas, linha de água e os animais que ali habitam (burro, ovelhas, coelhos, galinhas, entre outros).
Inscrições e informações para o público através do 219 237 300 ou npa@parquesdesintra.pt
Programa:
8h30 – Início do transporte a partir da estação de comboio de Sintra
9h00 – Receção dos Voluntários
9h30 – Deslocação até aos locais de trabalho
10h00 – Erradicação de infestantes
12h00 – Regresso à Quintinha de Monserrate
12h30 – Magusto
13h – Transporte de regresso à estação de comboio de Sintra