Durante dois dias, 23 e 24 de novembro, o Centro de Congressos de Lisboa vai transformar-se numa feira do mundo, com objetos típicos dos cinco continentes. A venda é organizada pelos familiares dos diplomatas que já têm experiência na organização deste evento patrocinado pela primeira dama, Maria Cavaco Silva.
Em 2011, o Bazar Internacional do Corpo Diplomático rendeu 74.655,81 euros que foram distribuídos por onze instituições de apoio à infância e ao deficiente. Os stands mais “lucrativos” foram os de: França (12.165 euros); EUA (8 mil euros); Brasil (4 mil euros) e Luxemburgo (3.452,67 euros). Este ano, as verbas angariadas reverterão a favor de instituições de apoio à terceira idade.
“É o bazar onde se viaja mais. Digo sempre para virem a este bazar, porque podem comprar coisas do mundo enquanto ajudam os outros que precisam”, dizia Maria Cavaco Silva à revista Lux, em 2011, durante a sua visita à feira, na Antiga Fil. Na altura, a primeira dama comprou três presépios, incluindo um do Peru.
O Bazar Diplomático realiza-se há 29 anos (a ideia nasceu em 1983).