Não se pode dizer que sejam mobílias a estrear, mas a AMI vai receber os 26 quartos completos que serviram de hotel, durante uma noite, aos participantes numa campanha de marketing da mais famosa empresa de mobiliários sueca. A iniciativa teve lugar no Jardim da Estrela, em Lisboa, e destinou-se a lançar o novo catálogo da marca.
Agora, os móveis (camas, mesinhas de cabeceira, cómodas), os têxteis (lençóis, almofadas, mantas, edredãos), a iluminação e os colchões vão ser entregues à Fundação AMI, para tornar mais confortáveis as noites de descanso dos utentes dos nove centros Porta Amiga portugueses.
“Este ano decidimos doar estes quartos à AMI pelo auxílio crucial que presta diariamente a grupos em risco – que incluem sem-abrigo, família empobrecidas e desempregados de longa duração. Sabemos a importância de ter um quarto e uma cama para poder dormir. Acreditamos que esta doação leva algum conforto e esperança, sobretudo para estas pessoas que tanto precisam de voltar a acreditar que a vida vale a pena”, assume Ana Teresa Fernandes, responsável de Sustentabilidade da IKEA Portugal.
Para a secretária-geral da fundação, Luísa Nemésio, “em tempos de crise, a satisfação das necessidades básicas, como o direito a uma casa digna, reveste-se de particular importância, pois sem esse apoio, tornar-se-ia mais difícil para a AMI trabalhar as diferentes vertentes de intervenção social que, ao longo destes últimos 18 anos, vem desenvolvendo junto das comunidades em Portugal”.