Vários ilustres conhecidos, entre eles Paula Teixeira da Cruz (ministra da Justiça), Manuela Eanes (presidente do Instituto de Apoio à Criança), Miguel Macedo (ministro da JUstiça) ou Pinto Monteiro (Procurador Geral da República), juntam-se no dia Internacional das Crianças Desaparecidas, 25 de maio, numa conferência sobre o assunto.
O encontro – que se realiza pelo sexto ano – começa às 9h30 da manhã, no Auditório Novo da Assembleia da República, e termina depois das 18 horas, com um discurso do ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
Antes dele, falarão várias personalidades distribuídas em três painéis: A Nova Diretiva Europeia Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e A Importância das Redes e Parcerias e a Segurança na Internet (painel 1); as ONG e a Prática Interinstitucional (painel 2) e A Construbuição das Autoridades Policiais (painel 3).
No dia da VI CoOnferência Crianças Desaparecidas e Exploradas Sexualmente comemora-se o terceiro aniversário da linha telefónica 11600, uma Linha Europeia para as Crianças Desaparecidas lançada a 25 de maio de 2009.
Depois da Grécia de da Hungria, Portugal foi o terceiro País a operacionalizar este número europeu único com a ajuda do Instituto de Apoio à Criança. Em 2012, a campanha de divulgação do 11600 (que já funciona para 16 países) é reforçada com o vídeo que acompanha esa notícia.
No caso português, a linha 11600 é gratuita e atende crianças e adultos a partir de qualquer telemóvel ou telefone que esteja em território nacional, quer seja através de operador nacional ou estrangeiro em roaming.