A cor do 26º Pirilampo Mágico esteve envolta em mistério até ao último minuto. A escolha recaiu sobre o azul claro para colorir a mascote da FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social), que vai estar à venda até 27 de maio.
Centros comerciais, escolas, bancas de rua, lojas, quiosques, empresas, juntas de freguesia, câmaras municipais e instituições de solidariedade social são os locais que se associam à campanha e funcionam como ponto de venda.
O Pirilampo custa 2 euros, as t-shirts 6 euros, as canecas 4 euros e os pins 1 euro. Os fundos angariados revertem a favor das CERCI (Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados), e outras organizações sem fins lucrativos que promovem o bem-estar dos cidadãos portadores de deficiência.
O lema da campanha deste ano é “por uma ideia solidária de futuro”, e pretende alertar para os direitos das pessoas com deficiência. Igualdade de oportunidades e o exercício de uma cidadania plena são os grandes objetivos da FENACERCI e dos seus associados.
Maria Cavaco Silva presidiu à cerimónia de apresentação da iniciativa, que decorreu no Oceanário de Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
A campanha do Pirilampo Mágico começou há 26 anos, e resulta de uma parceria entre a FENACERCI e a RTP. Mais informações em www.fenacerci.pt.