Aumentar o grau de motivação dos alunos, prevenindo o abandono e insucesso escolar é o principal objetivo de um protocolo assinado em 2007, entre a Fundação Luís Figo (FLF) e o Ministério da Educação para apoiar os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária – TEIP.
É nesse âmbito que surge o novo projeto, apresentado esta semana, “Para Um Melhor 2014”, ligado à Educação e destinado a apoiar estudantes do Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva.
A FLF – fundação sem fins lucrativos criada em março de 2003 – acompanhará quem iniciou o 10.º ano este ano, até 2014, atribuindo bolsas aos melhores discentes de cada uma destas turmas, para que possam frequentar o ensino superior, financiando as suas propinas. Terminado o 10.º ano, a FLF selecionará um grupo de alunos para uma semana na Universidade de Verão, organizada pela Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra. No ano letivo seguinte, os jovens poderão acompanhar de perto a vida de profissionais ligados ao mundo do Desporto.
Outra forma de incentivar os alunos envolvidos é premiando, anualmente, os que apresentarem melhor resultado escolar e também melhor esforço e progresso.
“Queremos com este novo projeto lançar as bases para fazer destes alunos melhores adultos, quer no aspeto humano quer no profissional, motivando-os e fazendo-os acreditar que a universidade é possível para todos”, refere Sara Souto, diretora-geral da FLF. Estudar no presente é cada vez mais importante para conseguir um futuro mais digno.