A iniciativa começou há um ano e, até agora, apenas um cliente recusou contribuir. O restaurante Open, do Hotel Inspira Santa Marta, em Lisboa, instalou um sistema de filtragem que melhora a qualidade da água torneira.
A água purificada é, depois, servida em garrafas de vidro reutilizáveis com o nome sugestivo de Inspira Water. Estas “garrafas solidárias” têm 0,75 litros, e custam €2,50. Os lucros das vendas são doados à ONG britânica Pump-Aid que se dedica à construção de bombas de água na região da África Subsaariana.
No primeiro ano de funcionamento da campanha, o restaurante conseguiu angariar cerca de 5 mil euros, e garantiu a construção de duas bombas de água. Este ano, esperam somar o mesmo valor, e contribuir para que mais povoações do Zimbabué e Malawi tenham acesso a água potável.
O diretor do hotel, Nicolas Roucos, faz um balanço muito positivo da iniciativa: “as pessoas aderem facilmente à ideia, e ficam mais atentas a este problema”.
De acordo com o relatório da ONU divulgado no início deste mês, 89% da população mundial tem acesso a água potável. No entanto, 11%, ou quase 800 milhões de pessoas, continuam excluídas das redes de abastecimento de água. Desta percentagem, mais de 40% encontra-se na África subsaariana.