As primeiras semanas do ano foram maioritariamente condicionadas por um anticiclone que fez baixar – e muito – os termómetros. No entanto, segundo novas as previsões da Meteored Portugal, o tempo frio e seco pode dar lugar à chuva já a partir do próximo fim de semana com a chegada de depressões atlânticas ao continente.
De acordo com Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal, a deslocação do anticiclone que agora se encontra em Portugal para o interior do continente europeu permitirá a aproximação de depressões e respetivas frentes, vindas do Atlântico, que podem gerar chuva.
Para o próximo dia 19, domingo, está prevista a chegada de uma primeira frente que poderá trazer precipitação para o Norte e Centro de Portugal e em alguns pontos do Sul. Para além disso, estão ainda previstas massas de ar mais amenas que podem fazer subir as temperaturas.
O especialista da Meteored prevê que a circulação atlântica se prolongue durante toda a segunda quinzena de janeiro, ou seja, que as anomalias de precipitação positivas se mantenham, em todas as regiões do continente, até ao final do mês. Já nos arquipélagos da Madeira e dos Açores também está prevista mais chuva do que a normal para a época do ano, embora a anomalia seja mais suave.
A manterem-se estas previsões, está inicialmente descartada uma nova vaga de frio, dado que as circulações atlânticas estão, por norma, associadas a ventos de sul e oeste que não costumam resultar em temperaturas muito baixas. É até provável que as temperaturas previstas para as próximas semanas sejam entre 1 e 3 º C superiores ao normal.