As organizações MiudosSegurosNa.Net e Agarrados à Net denunciaram, no domingo, à Meta, dona do Facebook e do Instagram, uma aplicação que consegue, através de Inteligência Artifical, “despir uma pessoa” a partir de uma fotografia.
Em declarações à agência Lusa,Tito de Morais, fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net, lamenta que, até agora, a Meta não tenha dado qualquer resposta.
“Apaga as roupas dela. Carrega uma foto. Apaga as roupas de qualquer pessoa” e “Vê-me nua gratuitamente. Esta aplicação espantosa pode apagar tudo!” são as frases que servem de chamariz para conduzir a um site que, depois de feito o upload de uma foto de uma pessoa vestida, gera, através de Inteligência Artificial (IA), uma foto igual mas com a pessoa despida.
A imagem é apresentada ligeiramente desfocada e para a desfocar ou fazer o seu download, o utilizador tem de subscrever o serviço, que pode ser pago de forma mensal, trimestral, anual ou vitalícia.
“Numa altura em que se fala em banir as redes sociais a menores de 16 anos era importante que este tipo de situações fosse regulamentada. Não interessa banir as crianças das redes se vai continuar a afetar os adultos. Não podíamos ficar em silêncio ao ver a Meta aprovar publicidade a uma aplicação de ‘nudificação’, incentivando, na prática, os utilizadores a cometer um ato ilícito”, defende o fundador do projeto MiudosSegurosNa.Net.