A Presidência da República divulgou este sábado a lista de 14 pedidos feitos por Nuno Rebelo de Sousa, filho do chefe de Estado, a Marcelo Rebelo de Sousa. Segundo uma nota, divulgada no site da presidência, os pedidos foram realizados na qualidade de presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira de São Paulo e “todos eles de natureza funcional”. Entre os 14 pedidos, “oito não foram deferidos e seis deferidos, o maior número dos quais relativos à delegação brasileira e luso-brasileira participante na Web Summit, em Lisboa”, lê-se.
“Em anexo encontra-se a lista enviada à Assembleia da República, a solicitação do senhor presidente da Assembleia da República, relativamente aos catorze pedidos formulados pelo dr. Nuno Rebelo de Sousa, na qualidade de presidente da Câmara de Comércio Luso-Brasileira de São Paulo, todos eles de natureza funcional, dos quais oito não foram deferidos e seis deferidos, o maior número dos quais relativos à delegação brasileira e luso-brasileira participante na Web Summit, em Lisboa”, pode ler-se no comunicado que reforça ainda que “esta lista exaustiva corresponde a todo o período dos dois mandatos presidenciais” de Marcelo Rebelo de Sousa.
Entre os seis pedidos deferidos que se encontram na lista estão, por exemplo, um pedido de audiência com o Tribunal de Contas de SP e Associação Nacional de Contas do Brasil (outubro 2018), um encontro com 150 empresários brasileiros que participaram no WebSummit de 2019 e uma visita ao Palácio de Belém de cerca de 300 cidadãos brasileiros – também no âmbito da Web Summit – em 2022. A lista completa de pedidos pode ser consultada aqui.
A notícia dos 14 pedidos feitos por Nuno Rebelo de Sousa ao Presidente português foi divulgada esta manhã pelo jornal Correio da Manhã, no âmbito da comissão parlamentar de inquérito sobre o caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria com o medicamento Zolgensma.