Nove estações sísmicas espalhadas por Lisboa detetaram atividade sísmica no decorrer do concerto da artista norte-americana que atuou pela primeira vez em Portugal nos dias 24 e 25 de maio, em dois concertos completamente esgotados no Estádio da Luz. A estação da Escola Básica Professor Delfim Santos – a mais próxima ao estádio da Luz – foi a que registou uma maior atividade, contudo, o impacto terá sido ainda captado pela estação sísmica do aeroporto da Portela – a cerca de seis quilómetros do local do concerto.
Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desenvolveram um espectrograma que permite observar a evolução da vibração sísmica. Segundo os registos, foi durante a música “Shake it Off”, pertencente ao quinto álbum da cantora, que terá ocorrido uma maior vibração do solo, com um tremor de magnitude de 0,82 na escala de Richter. Já outros temas populares da cantora como “You Belong With Me”, “Love Story” e “We are Never Ever Getting Back Together” também geraram atividade sísmica com magnitudes de 0,80, 0,72 e 0,61, respetivamente.
Segundo os investigadores, a magnitude da atividade sísmica registada durante o espetáculo não é, contudo, comparável à magnitude dos sismos, uma vez que estes últimos “são eventos muito pontuais, que libertam muita energia num intervalo muito curto de tempo”. “Aqui estamos a falar de uma libertação de energia ao longo de vários minutos durante uma música. Portanto, as escalas de magnitude não são bem as mesmas”, explicou a investigadora Susana Custódio, em entrevista ao jornal Público.
Esta não é a primeira vez que as atuações da compositora fazem “tremer a terra”. Já em julho do ano passado, durante um concerto em Seattle – nos EUA – foi sentido um abalo de 2,3 na escala de Richter durante um dos seus concertos. O evento foi posteriormente apelidado de “Swift Quake”.
Em Lisboa, outros momentos de celebração já tinham resultado em atividade sísmica semelhante. No ano passado, já tinham sido registados valores semelhantes após um golo que deu a vitória ao Sporting durante um jogo de futebol.