O jogador da equipa de futebol americano Kansas City Chiefs, Harrison Butker, foi convidado a discursar, no passado fim de semana, na cerimónia de formatura de alunos da escola católica de artes liberais de Atchison, da Universidade de Benedictine, Kansas. Mas o seu discurso está a gerar revolta nas redes sociais. Isto porque, o vencedor da última edição do Super Bowl, não se limitou a falar sobre futebol, fazendo várias declarações polémicas. Num discurso de cerca de 20 minutos, o tricampeão do Super Bowl, criticou o papel atual das mulheres na sociedade, a “ideologias de género perigosas” e ainda as posições de Joe Biden relativamente ao aborto.
Butker, de 28 anos, dirigiu-se primeiramente às mulheres presentes, afirmando que lhes estão a ser contadas “mentiras diabólicas” sobre o seu papel na sociedade atual. “Algumas de vocês poderão vir a ter carreiras de sucesso no mundo, mas atrever-me-ia a adivinhar que a maioria está mais entusiasmada com o vosso casamento e com os filhos que irão trazer a este mundo”, afirmou. O jogador, casado com Isabelle Butker desde 2018, disse ainda estar a inclinar-se, finalmente, para a sua “vocação enquanto marido, pai e homem”.
“Posso dizer-vos que a minha bela esposa, Isabelle, seria a primeira a dizer que a sua vida começou verdadeiramente quando começou a viver a sua vocação de esposa e de mãe. Estou hoje neste palco, capaz de ser o homem que sou, porque tenho uma mulher que se empenha na sua vocação. Sou muito abençoado com os muitos talentos que Deus me deu, mas nunca é demais lembrar que todo o meu sucesso é possível porque uma rapariga que conheci numa aula na escola secundária e que se converteu à fé, se tornou minha esposa e abraçou um dos títulos mais importantes de todos: dona de casa”, contou.
Butker dirigiu-se depois aos alunos homens incentivando-os a “não se desculparem com a vossa masculinidade. Lutem contra a emasculação cultural dos homens”. Prosseguindo, disse aos recém licenciados que “parte do que aflige a nossa sociedade é esta mentira que vos foi contada de que os homens não são necessários em casa ou nas nossas comunidades. Como homens, damos o tom da cultura e, quando isso não acontece, instala-se a desordem, a disfunção e o caos. Esta ausência de homens em casa é o que desempenha um papel importante na violência que vemos em todo o país”.
Mais à frente, o jogador começou também a criticar as ideologias de género, que considerou serem “perigosas”, bem como o orgulho gay e as celebrações do “Pride Month” – ou Mês do Orgulho LGBTQIA, em português – que decorre durante o mês de junho.
Por fim, Butker fez duras críticas à administração de Joe Biden, o atual presidente americano, bem como as suas posições sobre o aborto. Nas suas palavras, Biden tem “apoiado tão abertamente o assassínio de bebés inocentes que, para muitas pessoas, parece que se pode ser católico e pró-escolha”, criticou. O atleta terminou o discurso com declarações sobre a resposta do governo americano à pandemia de 2020 e à sociedade americana. “Embora a Covid possa ter desempenhado um papel importante ao longo dos vossos anos de formação, não é única. As más políticas e a má liderança tiveram um impacto negativo nas principais questões da vida. Coisas como o aborto, a fertilização in vitro, a maternidade de substituição, a eutanásia, bem como um apoio crescente aos valores culturais degenerados e aos meios de comunicação social, tudo isto resulta da generalização da desordem”.
As declarações de Butker têm provocado polémica nas redes sociais, com vários internautas a criticar as posições conservadoras do jogador. Harrison Butker joga nos Kansas City Chiefs desde 2017, tendo arrecadado três taças Super Bowl para a equipa. A equipa de futebol americano ainda não emitiu nenhuma posição sobre as declarações do jogador.