A partir de 10 de junho, se pedir um novo cartão de cidadão ou a sua renovação vai receber um documento com características diferentes. Mais completo, mais seguro e mais digital.
Embora comece a ser emitido apenas a partir dessa data, já se encontra disponível o software do cartão que vai permitir o desenvolvimento de serviços que tirem partido das novas funcionalidades do CC. Através da tecnologia contactless, o novo Cartão de Cidadão vai poder ser usado como título de transporte em todo o País, possibilitará associar bilhetes eletrónicos para espetáculos, além de servir de meio para se autenticar num serviço digital ou presencial.
Mas como é a renovação do cartão de cidadão?
Os cartões de cidadão atuais são totalmente válidos e não precisam de ser substituídos, podendo continuar a ser usados até à data de renovação. Assim que caducar, a renovação pode ser feita de três formas: automática, online ou presencialmente.
A renovação ou pedido online do Cartão de Cidadão pode ser feita por quem tenha Cartão de Cidadão, com 25 anos ou mais de idade, se: o cartão a renovar tiver validade de 5 anos, o Cartão de Cidadão ainda estiver válido ou caducado há menos de 30 dias ou perdeu o Cartão de Cidadão ou se tiver sido destruído, roubado ou furtado e tiver cancelado o cartão através da internet.
Quem tem o Cartão de Cidadão a caducar recebe em casa a carta dos códigos PIN do cartão com uma referência bancária válida durante 60 dias. Depois de fazer o pagamento, dentro desse prazo, o novo cartão será enviado para casa por correio registado, sem custos adicionais.
Para ajudar, veja o vídeo:
A renovação presencial do Cartão de Cidadão pode ser feita por qualquer pessoa titular do Cartão de Cidadão É recomendado que faça o agendamento através do portal de agendamento Siga, na aplicação Siga, ou através da Linha Cartão de Cidadão, (+351) 210 990 111 (dias úteis, das 9h às 18h).
Qual a validade do Cartão de Cidadão?
Para menores de 25 anos, o cartão de cidadão é válido por 5 anos. Já os maiores de 25 anos têm o cartão de cidadão válido por 10 anos (exceto os cartões emitidos após 13 de agosto de 2021, que caducam a 3 de agosto de 2031).
Recorde que o cartão de cidadão é obrigatório para todos os cidadãos nacionais, residentes em Portugal ou no estrangeiro. É também obrigatório para os recém-nascidos no prazo máximo de 20 dias após o seu nascimento.