“Boa para guardar livros. Ou 75.800 euros”, pode ler-se num dos mupis incluído na nova campanha da cadeia sueca IKEA, para publicitar uma das suas estantes, ao mesmo tempo que faz uma referência direta ao dinheiro que Vítor Escária escondeu em diferentes locais (inclusive estantes) de São Bento.
Apesar de referir outros eventos que têm sido alvo de polémica no panorama político português, ao mesmo tempo que publicita os seus produtos – por exemplo, relativamente a um edredão, a marca sueca refere que pode ser usado para as pessoas se “aquecerem sozinhas ou coligadas”, Cláudia Domingues, Marketing Manager da IKEA Portugal, garante que esta campanha não tem “qualquer intenção ou propósito de contribuir, seja de que forma for, para o debate partidário e para o atual contexto pré-eleitoral que se vive no País”.
De acordo com Cláudia Domingues, esta ação pretende retratar “o próprio humor” com que muitas vezes os portugueses “abordam os temas mais sérios”. “Trata-se de uma campanha de mupis bem-humorados, descontraídos, que, partindo de temas e termos da atualidade, servem única e exclusivamente para animar e divertir quem por eles passa”, afirma.
“Temos tido reações de todo o tipo, naturalmente, mas a verdade é que a grande maioria corresponde exatamente ao que procuráramos: sentido de humor, descontração e sobretudo louvando a iniciativa de abordar de forma divertida e descomplexada, um dos muitos temas “sérios” em destaque na nossa agenda mediática”, acrescenta.
A campanha de mupis prolonga-se até à próxima semana e foi implementada em 55 cidades do País, tais como Almada, Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Setúbal, Porto, entre outras. “Vem no seguimento do maior movimento de redução de preços na IKEA, e podemos adiantar que não ficaremos por aqui”, garante ainda Cláudia Domingues.