Será que a Inteligência Artificial (IA) tem conhecimento da tradição portuguesa? Com o Natal a aproximar-se e com a azáfama dos preparativos a ficar cada vez mais intensa, decidimos testar o ChatGPT. O objetivo era que esta ferramenta de IA traçasse o plano de uma véspera de Natal tradicional. O resultado encontrou pontos que marcam o Natal de muitas famílias, mas também fugiu um pouco do que é tradição da época.
Em primeiro lugar, perguntámos ao ChatGPT pelo local onde a véspera de Natal deveria ser celebrada. “Casa da família”, foi a resposta que tivemos de imediato, sem que fosse especificado o número médio de convidados.
Em seguida pedimos à IA para fornecer ideias para atividades a desenvolver no dia 24 de dezembro ao longo de todo o dia. Para a manhã, sugere a “decoração da casa, incluindo presépio, árvore de Natal e luzes; preparação dos aperitivos, com petiscos mais leves para a tarde; e últimas compras”. Já a tarde deverá ser ocupada com um almoço leve e as arrumações finais de modo a que “tudo esteja organizado para a noite”. De noite, o ChatGPT destaca a Missa do Galo e diz que a ceia deve ser tomada depois, no regresso a casa. Terminada a ceia, a IA diz que está na altura da “troca de presentes” junto da família.
O ambiente deverá estar animado por “velas aromáticas” e uma “playlist com músicas de Natal tradicionais portuguesas”.
Para o menu, o ChatGPT fez uma lista de hipóteses que parece ir ao encontro de tradições de alguns pontos do País, mas que esquece essenciais, como por exemplo o bacalhau cozido acompanhado por grão e couves. Na lista de sugestões de entradas desta ferramenta temos bacalhau à Brás, pataniscas de bacalhau e ameijoas à Bulhão Pato. Entre os pratos principais são sugeridos bacalhau com natas, polvo à lagareiro e peru assado com castanhas. A ferramenta destaca o arroz de miúdos, as batatas a murro e as couves de Bruxelas salteadas como acompanhamentos.
Para as sobremesas há a sugestão de bolo rei, rabanadas, filhoses, aletria, coscorões, pastéis de nata, travesseiros de Sintra e broas de mel. O ChatGPT não esquece a fruta e destaca o ananás em calda, os figos secos e as passas. Para as bebidas, a sugestão vai para o vinho do Porto, a ginjinha e o café.
A Inteligência Artificial destaca ainda que a mesa de jantar deve ser decorada com uma “toalha de mesa vermelha ou verde com motivos natalícios, guardanapos de tecido e porta-guardanapos temáticos e velas e centros de mesa com elementos natalícios”.
Para terminar, o ChatGPT deixa um aviso: “Lembre-se de ajustar as quantidades de comida e bebida conforme o número de convidados. Este é apenas um guia e pode ser adaptado de acordo com as preferências da sua família. A ideia é criar uma atmosfera acolhedora e celebrar as tradições natalícias portuguesas”.