A taxa de implementação de smartphones em Portugal é de 85%, diz a IDC Portugal num estudo publicado em abril deste ano. Um indicador de que o uso de telemóveis é algo muito comum entre os portugueses. Mas será que estamos a ser corretos no uso que damos a estes equipamentos? Especialistas em etiqueta da empresa britânica Debrett aconselham sobre os comportamentos a ter e o que devemos evitar no uso do telemóvel.
Mensagem antes de ligar
Segundo a empresa especializada em etiqueta e protocolo, quem quer fazer um telefonema deverá primeiro enviar mensagem a combinar a melhor hora para a chamada. “Pode parecer complicado para os mais espontâneos, mas é um início de contacto menos stressante, uma vez que minimiza a intrusão e permite que as pessoas façam uma gestão do próprio tempo”.
Reagir com mensagem
Ligaram mas não teve possibilidade de atender? A recomendação dos especialistas em etiqueta é que envie uma mensagem a avisar que ligará de volta quando lhe for possível.
O fim das mensagens de voz
Para a empresa Debrett, as mensagens de voz são desaconselhadas. Os especialistas aconselham que estes áudios sejam substituídos por mensagens de texto breves.
O momento de desligar
Se está a meio de um telefonema e sente que do outro lado o tom mudou, então é porque está na altura de se despedir e desligar. Os especialistas em etiqueta alertam para que fique atento aos sinais: nervosismo, irritação ou resposta em monossílabos pode significar que quem está do outro lado está a sentir-se incomodado e não quer prosseguir com o telefonema.
Quando do outro lado está alguém mais velho
A Debrett aconselha a que se tenha uma maior sensibilidade caso o contacto esteja a ser feito com alguém mais velho. “Pense no quanto a tecnologia mudou ao longo da vida dessa pessoa e seja paciente”. Podem não ter a mesma desenvoltura dos mais jovens para responder rapidamente ou encontrar o botão certo para atender. Além disso, o envio de mensagens de texto pode ser mais complicado entre estas pessoas, que muitas vezes não se sentem tão hábeis com o teclado ou têm dificuldades em ver as letras.
Se não atendem, não insista
Está a ligar sem parar, mas do outro lado ninguém o atende? Precisa deixar de o fazer pois isso pode estar a pressionar o destinatário e a causar uma sensação desagradável.
O uso do altifalante
Se está em público, não faça chamadas com altifalante. “São perturbadoras”, dizem os especialistas em etiqueta enquanto salientam que perturbam as outras pessoas. Além disso, quem está do outro lado da chamada pode não se sentir confortável em saber que mais pessoas estão a ouvir a sua voz e discurso.