“Girl Math” – ou matemática feminina, em português – é a nova tendência na rede social TikTok e que já conta com quase mil milhões de visualizações. Tudo começou em agosto, através de um vídeo, em que a criadora de conteúdos digitais Samantha Jane explicava a lógica que costuma utilizar para justificar gastar um pouco mais de dinheiro ao final do mês. O seu vídeo tornou-se viral numa questão de horas, com vários comentários e partilhas de raparigas um pouco por todo o mundo a partilharem os seus próprios truques. A tendência explodiu e desde aí que não tem parado de crescer, contando já com milhares de visualizações também nas redes sociais vizinhas, X (anteriormente conhecida como Twitter) e Instagram.
“A matemática feminina é uma lógica divertida. Não se trata de boas ou más decisões financeiras. O objetivo é ser alegre. Se comprar um vestido novo com o qual te sentes bem te traz alegria, fá-lo! Podemos justificar as coisas como quisermos nas nossas cabeças. Podemos criar as nossas próprias regras. A matemática feminina reformula a narrativa e elimina a vergonha de gastar dinheiro”, explicou Samantha Jane, em entrevista à BuzzFeed.
Uma simples pesquisa por #GirlMath no TikTok resulta em milhões de vídeos onde raparigas de todo o mundo surgem a explicar – frequentemente acompanhadas pelos seus pais, namorados e amigos – que estratégias utilizam para justificar alguns gastos financeiros que têm. Apesar de nem sempre fazerem sentido matemático, as sugestões partilhadas têm divertido os internautas que muitas vezes se identificam com elas. Algumas até podem parecer disparatadas, mas serão mesmo? Vejamos a lógica:
- Se a partir de determinado valor, os portes de envio forem gratuitos, ao atingir esse valor está, na realidade, a poupar dinheiro.
- Qualquer compra que seja paga a dinheiro, segundo a lógica, não existiu, uma vez que o saldo da conta bancária não sofreu alterações.
- Qualquer compra que lhe custe menos de cinco euros, foi gratuita.
- Bilhetes para espetáculos que sejam comprados com muita antecedência são gratuitos (pelo menos na altura que se realiza o evento).
- Se comprar um casaco por trinta euros e o devolver, acabou de ganhar dinheiro. Da mesma forma, se com esses trinta euros comprar uma nova peça de roupa por quarenta, no total, só gastou dez euros nessa compra.
- Se comprar um casaco por trinta euros e usá-lo trinta vezes então está a gastar apenas um euro por cada dia em que o usou.
- O preço de qualquer produto é sempre arredondado – para o valor mais baixo, claro. Ou seja, se comprar algo por trinta e três euros, na verdade só gastou trinta.
- O mesmo se aplica às promoções e aos saldos. Se não comprar um artigo em saldo, está na verdade a perder dinheiro.
O conceito de matemática feminina é mais um dos já muito conhecidos #girltrends (tendências femininas) que têm viralizado na Internet rapidamente. Contudo, hashtags como #girldinner – jantar de raparigas – #cleangirlaesthetic – estética de rapariga organizada – ou #hotgirlsummer – rapariga de verão – têm encontrado alguma oposição que considera que o termo reforça alguns estereótipos femininos (veja-se o estereótipo de que raparigas não são boas a matemática, por exemplo).
Deste movimento, surgiram nasceram ainda novas tendências, como #boymath ou #mommath, que apesar não estarem a fazer o mesmo sucesso que a primeira, já alcançaram cerca de 227 milhões e 10,5 milhões de visualizações no TikTok, respetivamente.