1. A TIARA DA RAINHA, OS BRINCOS E A PULSEIRA EMPRESTADA
Já vimos estas joias em algum lado? Quase todas, sim. A tiara que Francisca vai levar na cabeça, com 800 diamantes montados em ouro e prata, é a mesma que a mãe, Isabel de Herédia, usou no seu casamento com D. Duarte de Bragança, em 1995. A joia foi um presente do rei Luís I para a sua nora, a princesa Amélie de Orléans, por ocasião do seu casamento com o príncipe herdeiro, D. Carlos, em 1886. D. Duarte Pio recebeu-a de herança, após a morte da última rainha de Portugal, que era sua madrinha. Os brincos, igualmente com brilhantes, também foram os mesmos usados por Isabel de Herédia. Só a pulseira, com brilhantes e safiras, é uma novidade – também pertencia a D. Amélia e foi emprestada por um amigo de Francisca que tem um antiquário.
2. PARA DANÇAR À VONTADE
A noiva vai usar dois vestidos, um na cerimónia religiosa e outro na festa. Foram ambos desenhados por Luzia do Nascimento que costuma fazer os vestidos da sua mãe. O primeiro tem uma silhueta “de princesa”, com cauda, e quase sem bordados: o segundo será mais leve, a pedido de Francisca que quer poder dançar à vontade. O véu é o mesmo que a mãe usou no seu próprio casamento.
3. O ‘SIM’ E A PRIMA SOPRANO
Quem vai celebrar o casamento é o cardeal patriarca emérito D. Manuel Clemente. Estarão outros padres e bispos amigos da família na cerimónia que tem início às 15h e durante a qual irão tocar os seis órgãos. Haverá ainda um concerto de carrilhões, um coro e uma soprano, filha de um primo de Isabel de Herédia. O irmão mais velho de Francisca, Afonso, será um dos padrinhos do noivo.
4. OSTRAS DA RIA DE AVEIRO E BACALHAU À BRÁS
Para o copo de água, servido nos claustros do palácio, o chefe Hélio Loureiro, próximo da Casa Real há várias décadas, escolheu pratos portugueses. O menu oferecido aos cerca de 1 200 convidados vai incluir pastéis de bacalhau, ostras da ria de Aveiro, bacalhau à Brás, choco, cachorros quentes, mini-hambúrgueres, porco bísaro de Bragança e pastéis de nata, estando ainda previsto um churrasco no Terreiro D. João V, em frente ao palácio.
5. UM BOLO DE FILIGRANA
Na verdade não vai haver um bolo dos noivos, mas sim dois: um para os convidados e outro para a população que irá assistir ao casamento em Mafra, ambos oferecidos pelo chefe Hélio Loureiro. O bolo que ficará no claustro foi inspirado nos doces conventuais. Confecionado com 250 ovos, cerca de 60 quilos de açúcar e outros tantos de nozes, terá uma base prateada com artefactos alusivos à filigrana de Gondomar, quatro andares e uma cobertura branca, em glacê real.
6. FESTA NO TERREIRO
No Terreiro D. João V, em frente ao palácio, esperam-se duas dezenas de tunas e ranchos folclóricos. Cá fora, vai ser possível acompanhar em direto a cerimónia religiosa nos dois ecrãs gigantes montados nas imediações do palácio.
7. CAIXA DE CARTAS, SALEIRO E CINZEIRO
As recordações oficiais do casamento “real” incluem uma caixa de cartas e um saleiro, ambos com o brasão da família Bragança, desenhados pela Vista Alegre. Uma olaria de Mafra também criou um cinzeiro para assinalar a ocasião, com os monogramas dos noivos inscritos.
8. DA FRITADEIRA AO KILIM
O Observador fez as contas à lista de casamento e chegou a um total de 33 203 euros. Além de dois serviços de mesa da Vista Alegre (Famille Verte e a clássica Sagres), Francisca e Duarte escolheram como presentes uma série de eletrodomésticos e móveis comuns, como uma fritadeira de ar quente, uma máquina de café, uma máquina de louça, um aspirador robot, uma placa de indução, uma estante de sala, uma garrafeira refrigerada, um sommier, dois sofás e um tapete kilim.
9. MÚSICA PARA ‘LAVAR O CORAÇÃO’
Uma das músicas que não vai faltar na festa é Se me Deixasses Ser, de Tiago Bettencourt, por escolha dos noivos. Segundo amigos da família, Francisca e Duarte escolheram-na porque estão “muito apaixonados”.
10. AO VIVO, A CORES E… EM DIRETO
A cerimónia será transmitida pela TVI, a partir das 14h30, e Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes serão os apresentadores. A rádio Observador também já anunciou que vai acompanhar o casamento em direto.
11. O ANÚNCIO NO FACEBOOK
Maria Francisca é a filha do meio dos duques de Bragança. Tem 26 anos e estudou Comunicação Social e Cultural, na Universidade Católica, em Lisboa. Duarte tem 32 anos, é licenciado em Direito também na Católica e mestre em Direito Bancário e Financeiro, pela Queen Mary University, em Londres. Foi na sua página no Facebook que Dom Duarte de Bragança anunciou publicamente o noivado da filha, a 15 de dezembro do ano passado. “Sua Alteza D. Francisca ficou noiva em Timor”, leu-se então, numa publicação entretanto apagada.
12. UM PEDIDO A QUASE 3 MIL METROS DE ALTURA
O pedido acontecera na véspera, depois de Francisca e Duarte subirem juntos ao monte Ramelau, a 2 963 de altura. Uma das fotografias no site do casamento mostra os noivos ao nascer do sol desse dia 14 de dezembro, logo a seguir ao pedido.
13. O ANEL DE NOIVADO
A joia está cheia de simbolismo. A pedra central do anel foi retirada de uns brincos que pertenceram à mãe de Dom Duarte, que também se chamava Francisca.
14. UM DIA DUPLAMENTE SIMBÓLICO
O casamento chegou a estar previsto para 30 de setembro, mas a data já tinha sido “fechada” pela filha de uma grande amiga de Isabel de Herédia. O dia 7 de outubro acabou por ser uma opção feliz, já disse a mãe da noiva, uma vez que é o dia de Nossa Senhora do Rosário e também o dia de Nossa Senhora do Ramelau.
15. O ÚLTIMO CASAMENTO “REAL” FOI HÁ 28 ANOS
A 13 de maio de 1995, dia de Nossa Senhora de Fátima, D. Duarte de Bragança casou-se com Isabel de Herédia, no Mosteiro dos Jerónimos. O casamento teve direito a transmissão em direto, na RTP. Afinal, era a primeira boda “real” desde 1886, ano em que D. Carlos trocou alianças com D. Amélia.
16. O LEGÍTIMO HERDEIRO E A SERENÍSSIMA
Nascido em Berna, na Suíça, em 1945, Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança seria reconhecido como o legítimo herdeiro da Coroa de Portugal se o País fosse uma monarquia. Era afilhado do Papa Pio XII e da rainha D. Amélia de Orleans e Bragança. Sem ligações diretas à antiga monarquia portuguesa, Isabel de Herédia nasceu em Lisboa, em 1966. Viveu em Angola e no Brasil, onde se licenciou em Gestão Financeira. Ao casar, recebeu o título de Sua Alteza Real a Sereníssima Senhora Dona Isabel Inês de Castro Curvello de Herédia e Bragança. É ainda Princesa Real e Duquesa de Bragança e Grã-Mestre da Ordem de Santa Isabel. Os dois são pais de Afonso (1996), Maria Francisca (1997) e Dinis (1999).
17. O PALÁCIO PREFERIDO DOS REIS
Em 1730, ano em que foi inaugurado, o Palácio Nacional de Mafra chamava-se Real Edifício de Mafra. Era um dos palácios preferidos da família real portuguesa, que dali partiria para o exílio. Por causa dos preparativos para o casamento, o palácio deixou de receber visitas a 30 de setembro.
18. MARCELO JÁ CONFIRMOU PRESENÇA
A agenda do Presidente da República prevê uma manhã de sábado ocupada com a visita do chefe de Estado da Roménia a Portugal, a tempo de seguir para Mafra ao início da tarde. Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa presidiu durante vários anos à Fundação da Casa de Bragança, um cargo que deixou quando foi eleito Presidente.
19. ANTÓNIO COSTA VAI FALTAR
O primeiro-ministro também foi naturalmente convidado para o casamento, mas não vai poder estar presente por motivos de agenda: este sábado, tem lugar um dos Conselhos de Ministros para ultimar a proposta de Orçamento do Estado.
20. POLÍTICOS ENTRE A REALEZA
Quem já confirmou a sua presença foram os presidentes das câmaras de Lisboa, Carlos Moedas, e da Figueira da Foz, Santana Lopes, bem como o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. Entre os “sins” de políticos portugueses estão ainda os de Passos Coelho, Paulo Portas e Durão Barroso, que irão ombrear com representantes das casas reais do Luxemburgo, Brasil, Liechtenstein, França, Áustria, Bulgária, além de outros membros de várias famílias reais estrangeiras ligadas aos duques de Bragança.
21. RECOMENDAÇÕES AOS CONVIDADOS
Por esta altura, os cerca de 1 200 convidados sabem de cor a hora a que devem chegar à basílica de Mafra: pelas 13 e 45, ou seja, 1 hora e 15 minutos antes de começar a cerimónia religiosa. O copo de água, nos claustros, está marcado para as 16 e 30.
22. LUA DE MEL EM MARROCOS
Francisca e Duarte decidiram tirar apenas uma semana depois do casamento, para descansarem antes da mudança para Londres. Escolheram Marrocos, uma escolha que mantêm apesar do sismo. Mais tarde, esperam fazer uma lua de mel grande, talvez no Médio Oriente.
23. A MUDANÇA PARA LONDRES
Duarte, que é atualmente advogado na Uría Menéndez-Proença de Carvalho, especializado em mercado de capitais e fusões e aquisições, aceitou uma proposta para trabalhar pelo menos um ano em Londres. Em janeiro, os dois mudam-se, por isso, para a capital inglesa. Francisca está dividida entre ir estudar ou trabalhar.