Justin Bieber, Cristiano Ronaldo, Bill Gates e Lady Gaga, assim como muitas outras personalidades e marcas, deixaram de ter o ‘selo azul’ de autenticidade nas suas contas de Twitter. Até o co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, viu o selo desaparecer.
A rede social sofreu uma mudança esta quinta-feira com as contas a perderem esta marca distintiva, obtida no passado após verificação da identidade do utilizador e sujeita a certas condições, entre estas a notoriedade. O ‘selo azul’ está agora apenas disponível para utilizadores que paguem oito dólares (cerca de 7,29 euros) por mês para ter o seu perfil ‘verificado’ e poder usufruir de outras vantagens do serviço “Twitter Blue” (mais visibilidade, privilégios técnicos ou menos anúncios).
O plano de subscrição Twitter Blue permite aos subscritores acederem a funcionalidades extras, entre elas a possibilidade de editar tweets já publicados e o apoio da própria plataforma ao combate de perfis falsos e contas automatizadas. Donald Trump Junior e o Dalai Lama, por exemplo, assinam o plano.
Stephen King também parece ter assinado a subscrição mas, segundo o mesmo, isso não aconteceu: “A minha conta no Twitter diz que eu assinei o Twitter Blue. Isso está errado. A minha conta no Twitter diz que eu dei um número de telefone [para autenticação]. Isso está errado”, realçou o escritor na plataforma esta quinta-feira.
Elon Musk teve que tentar várias vezes para lançar o Twitter Blue, decisão que gerou e está a gerar críticas.