Nomeado diretor do Público em agosto de 2018, Manuel Carvalho anunciou não só à equipa de editores do jornal, como ao Conselho de Redação, esta terça-feira, o “fim do mandato” a partir de 1 de junho.
A VISÃO apurou que o diretor da publicação diária irá amanhã de manhã, no auditório do jornal, explicar aos profissionais do Público os motivos para a sua saída. Mas, na mensagem escrita que entretanto enviou à redação e onde agradece o apoio à sua direção, Manuel Carvalho recomenda “calma” perante a decisão.
Já depois desta comunicação, o Conselho de Administração do Público informou, também num comunicado à redação, que as mudanças na direção acontecerão “a partir do dia 1 de junho de 2023” e que David Pontes, atual membro da direção, irá suceder a Manuel Carvalho.
O nome de David Pontes ainda vai ser alvo de um parecer do Conselho de Redacção.
David Pontes começou a sua carreira de jornalista em 1990, com a fundação do Público, tendo passado depois pelo Comércio do Porto, Jornal de Notícias e Lusa. Chegou a ser diretor adjunto do Público há 23 anos, tendo regressado a este jornal em 2018. No Jornal de Notícias foi, numa primeira fase, diretor adjunto e, depois, numa segunda fase, subdiretor, até 2017.