O ano começa a um domingo, e, por isso, não tem feriados em janeiro. Mas, em contra partida, fevereiro pode trazer uma ponte de quatro dias, visto que o dia de carnaval – 21 – é a uma terça-feira. Apesar de nem todas as empresas darem o dia, o setor público tem tolerância de ponto.
Abril pode ser um bom mês para descansar visto que há dois feriados. A sexta-feria Santa celebra-se no dia 7, dando direito a um fim-de-semana prolongado. E, se conseguir, ainda neste mês, pode ter uma ponte: o dia da liberdade comemora-se a uma terça-feira.
Maio começa bem, com a celebração do dia do trabalhador a uma segunda-feira, dando aos trabalhadores mais um fim-de-semana prolongado.
O mês de junho é o que tem mais oportunidades de folgar: logo no dia do Corpo de Deus, que calha no dia 8, quinta-feira, os trabalhadores têm mais uma oportunidade de fazer ponte. Dia 10 de junho, Dia de Portugal, é um sábado, mas dia 13, dia em que se celebra o Santo António, calha numa terça-feira. Já o São João, a 24 de junho, celebra-se a um sábado.
Depois disso, a próxima oportunidade é no dia 15 de agosto, dia da Assunção da Nossa Senhora, que calha a uma terça-feira, havendo a hipótese fazer ponte. Pode fazer o mesmo no dia 5 de outubro, quinta-feira, Dia da Implantação da República.
Em novembro, o único feriado que existe é uma quarta-feira, o Dia de Todos os Santos. Mas dezembro traz boas notícias: três feriados que são, na verdade, três fins-de-semana prolongados. No dia 1, temos o Dia da Restauração da Independência, e no 8 o Dia da Imaculada Conceição, ambos numa sexta-feira. Já o Natal, 25 de dezembro, calha numa segunda-feira.