Os detritos do foguetão chinês CZ-2F voaram sobre a Península Ibérica e confundiu quem observou o acontecimento na madrugada desta terça-feira. Enquanto os detritos caíram dos céus, muitos acharam que se tratava de uma chuva de meteoros. As imagens começaram rapidamente a circular nas redes sociais.
O site de astronomia espanhol Sky Watch Sentinel já tinha emitido a localização provável da rota de passagem do lixo espacial, assim como a hora prevista, entre as 00h27 e as 00h37 (hora de Espanha). Os detritos acabaram por cair no mar Mediterrâneo.
O foguetão que descolou tem como objetivo levar tripulações de astronautas chineses para a estação espacial Shenzhou. O material avistado fez parte do lançamento de três astronautas no dia 5 de junho. Segundo o calendário da missão, o próximo lançamento será em dezembro deste ano.
Em Portugal, os relatos deste fenómeno surgiram na região do Algarve. Também aqui foram confundidos com meteoritos.
Este tipo de “espetáculo” será cada vez mais frequente, tendo em conta o número de missões projetadas para colocar no espaço satélites e mesmo os astronautas que vão para as estações espaciais atualmente em funcionamento.