Hugo é um Staffordshire bull terrier de seis anos que teve de ser submetido a uma cirurgia depois de comer seis pacotes de moedas de chocolate de Natal, o que é potencialmente mortal para os cães.
Quando Amie, a dona, regressou a casa, em Plymouth, Devon, na Inglaterra, depois de fazer umas compras, reparou imediatamente em algumas moedas de chocolate espalhadas e o papel que as embrulha pelo chão.
“Tive de ir às compras por um breve período e quando voltei encontrei vários pacotes rasgados e pedaços de papel de alumínio espalhados pelo chão, sem o chocolate”, relata a dona. “No início, o Hugo parecia bem, mas fiquei imensamente preocupada quando ele começou a vomitar sangue. Entretanto ele teve uma convulsão, que foi terrível, e liguei para o PDSA [hospital veterinário do Reino Unido] imediatamente”.
Já depois de ter sido avaliado e sedado, foi feita uma radiografia ao estômago do cão, que estava cheio de papel de alumínio e chocolate. Donna Southwould, enfermeira veterinária do PDSA, contou que o Hugo ficou internado durante a noite após a cirurgia. “Ele precisava de soro intravenoso, medicação e cuidados intensivos de enfermagem para ajudar na recuperação”, explicou.
A enfermeira reforçou a ideia de que o cão poderia ter morrido se não tivesse sido assistido imediatamente. “Embora ainda não esteja completamente fora de perigo, felizmente o Hugo já está em casa em repouso absoluto e num bom caminho para a recuperação. ”
O caso de Hugo foi um sucesso, mas os veterinários reforçam a ideia de que é necessário muita atenção aos animais de estimação nesta época de festividades. “Alimentos como chocolate, rolo de carne, cebola, passas, uvas, algumas nozes ou bolos de Natal podem ser prejudiciais e devem ser mantidos fora do alcance dos animais”, alertou Southwould.
Amie conta que toda a equipa de emergência “esteve muito bem”. “Estou eternamente grata. Pensei que íamos perdê-lo várias vezes, e tê-lo em casa no Natal foi um milagre”.